sexta-feira, 21 de agosto de 2009

Música, cinema, TV...


Perguntei-lhe sobre seus compositores favoritos, além de Tom Jobim. Margaret rapidamente tomou de uma folha de papel e escreveu os nomes: Cole Porter, Jerome Kerr ("Show boat", "Smoke gets in your eyes"), Burt Bacharat, Ari Barroso, Edvard Grieg, Oswaldo Fares, Augustin Lara. Entre os "clássicos", prefere Debussy, Chopin e Tchaikowsky. Sobre os mais contemporâneos, citou a boa música da Motown: The Supremes, Temptations e Steve Wonder. Tá?
No cinema, Margaret Russell participou de "Clementine tango", cantando uma canção de sua autoria. Na televisão francesa, atuou em diversos filmes e programas, mas parece não dar nenhuma importancia a isso e não quis demorar-se nesse assunto. Na verdade, essa artista orgulha-se menos de sua carreria de cantora do que do seu incansável trabalho de compositora. Ela continuava compondo e negociava suas canções diretamente com os intérpretes, como já fez no passado com Duke Ellington (com ela, na foto acima).
Queixou-se da situação dos compositores na França que, como no Brasil, enfrentam dificuldades quanto aos direitos autorais. Orgulha-se de suas composições, que foram incluídas, numa coleção editada na Bélgica (Clássicos do Jazz), entre os dez melhores slows do mundo. São elas: "Tell me about him" e "Stockholm in summer". Esses álbuns estão fora de catálogo, mas as músicas foram relançadas na Europa no CD Midnight slows vol IV e VI pela gravadora Black&Blue.
A certa hora, tivemos que encerrar a entrevista, que já se transformara em agradável bate-papo informal, regado a vinhos e queijos franceses. Eu teria que embarcar de volta para o Brasil às cinco horas da madruga, enquanto Margaret, autêntica artista notívaga, esticaria a noite trabalhando, pois prefere dormir pela manhã.
Foi uma grande alegria conhecer Margaret Russell e é com a mesma alegria que apresento-a aos leitores do blog.

3 comentários:

  1. Interessante a história e o tema, penso que seria legal se possível colocar uma música da mesma no BLOG para que as possamos usufluir deste talento.

    ResponderExcluir
  2. Eu conheci ela tb em Paris em 2006! Incrivel achar esse blog! Se quiser falar sobre isso (o que eu adoraria) meu email e send2ana@gmail.com
    Abraco e parabens pelo blog!

    ResponderExcluir
  3. Ana Lucia, obrigado pelo comentário. Eu ainda não finalizei o blog e por isso não o divulguei nem para o amigos. Não sei como vc o achou. Estou esperando que a Margaret me envie algum registro vocal para incluir aqui, senão ficará uma expectativa geral,afinal, como ela canta? ela já me disse que enviará, caso vc retorne a Paris ou conheça alguém q possar trazer-me o material, agradeço muito. Abç. Vou te escrever .

    ResponderExcluir